Clareador Dental: 5 principais causas de sensibilidade nos dentes

Você costuma sentir uma onda de dor assim que come comida, ao tomar o primeiro gole de uma bebida ou até mesmo morder uma casquinha de sorvete? Se isso acontece com você quase diariamente, provavelmente sofre de sensibilidade dentária.

Certamente, você não deseja continuar vivendo com essa condição dental irritante e dolorosa. No entanto, para tratá-lo, primeiro é importante entender o que causa a sensibilidade dentária. É importante entender que a sensibilidade dentária pode ser causada devido a várias razões. Do uso de pasta de dente inadequada a algo tão sério quanto as raízes expostas, qualquer coisa pode ser a culpada por essas dores nos dentes.

No entanto, lembre-se de que é fácil confundir a sensibilidade dentária com outros tipos de problemas dentários. Portanto, antes de começar a procurar soluções para tratar a sensibilidade dentária, é importante garantir que você não esteja lidando com outro problema dentário.

Sintomas de sensibilidade dentária

Se você tem dentes sensíveis, é provável que sinta dor ou desconforto. No entanto, lembre-se de que dentes sensíveis não machucam o tempo todo. Em vez disso, a dor ou o desconforto são desencadeados em resposta a certas ações ou sob certas condições. Aqui está uma lista de sintomas de dentes sensíveis. Dê uma olhada neles e veja por si mesmo se está lidando com sensibilidade dentária.

• Sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos ou bebidas quentes
  • Sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos ou bebidas frias
  • Sentindo dor ou desconforto ao tato com ar frio
  • Sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos doces ou bebidas
  • Sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas ácidas, como frutas cítricas e refrigerantes
  • Sentir dor ou desconforto no contato com água fria, especialmente durante a rotina diária de atendimento odontológico
  • Sentindo dor ou desconforto ao escovar os dentes ou usar fio dental posteriormente
  • Sentindo dor ou desconforto ao usar enxaguatório bucal ácido

Se você tiver a maioria ou todos esses sintomas, provavelmente terá dentes sensíveis. Lembre-se de que esses sintomas podem ir e vir por conta própria, sem qualquer motivo aparente. Além disso, às vezes você pode sentir apenas um leve desconforto, enquanto outras vezes a dor pode ser intensa.

Causas da sensibilidade dentária
A sensibilidade dentária pode ser causada devido a várias razões. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode sentir dores na boca devido à sensibilidade dos dentes.

1. Escovação Agressiva ou Excedente – Escovar os dentes regularmente e adequadamente é a parte mais importante da rotina de atendimento odontológico. No entanto, você sabia que é possível exagerar? Escovar demais pode levar a dentes sensíveis. Da mesma forma, você pode desenvolver essa condição dolorosa se escovar os dentes muito agressivamente ou se a escova estiver muito dura. Portanto, certifique-se de usar uma escova macia, escove os dentes de maneira suave e adequada e evite escová-los com muita frequência.

2. Creme dental branqueador – Você não adoraria ter dentes brancos perolados que iluminam seu sorriso? Bem, por mais que você goste, usar creme dental branqueador nem sempre é uma boa ideia. Na maioria das vezes, esses tipos de creme dental contêm produtos químicos que podem atuar como alvejantes para clarear os dentes. Enquanto algumas pessoas podem não ter problemas para usá-las, outras podem desenvolver sensibilidade dentária devido ao uso contínuo de tais produtos. Portanto, da próxima vez que comprar creme dental, não se esqueça de verificar a lista de ingredientes para ver o que há nele!

3. Placa excessiva – A placa é facilmente seu maior inimigo quando se trata de higiene dental. Além de criar uma infinidade de problemas dentários, a placa excessiva também pode levar à sensibilidade dos dentes. Lembre-se de que a produção de placas é um processo natural que ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, é sua responsabilidade remover a placa bacteriana e evitar que ela se acumule na boca. Isso é importante porque um acúmulo excessivo de placa na boca pode levar à erosão do esmalte, o que, por sua vez, leva à sensibilidade do dente.

4. Dente quebrado – Um dente lascado ou rachado é outra razão pela qual você pode estar sentindo sensibilidade dentária. Rachaduras podem aparecer nos dentes devido a várias razões. Se medidas corretivas não forem tomadas, é provável que você desenvolva sensibilidade dentária. Portanto, se você tiver um dente lascado ou rachado, certifique-se de encontrar o curso de ação correto com a ajuda do seu dentista.

5. Colutório em excesso – Enquanto o enxaguatório bucal pode ajudar a garantir que você aproveite o hálito fresco o dia todo, usá-lo com muita frequência pode causar sensibilidade aos dentes. Isso acontece porque a maioria dos enxaguantes bucais contém ingredientes fortes para matar as bactérias da boca. Além disso, assim como a pasta de dentes para clarear os dentes, a maioria das marcas de enxaguatório bucal contém álcool, que também desempenha um papel importante no desenvolvimento da sensibilidade dentária. Portanto, a melhor abordagem é ser inteligente sobre o uso de enxaguatório bucal. Embora seja bom usá-lo às vezes, evite usar muito enxaguatório bucal.

Agora que você conhece as causas da sensibilidade dentária, tome as medidas corretas para evitar o desenvolvimento dessa condição dolorosa. Lembre-se de que a sensibilidade dentária é uma condição séria que requer atenção imediata. Portanto, se você acha que está sentindo sensibilidade dentária, não esqueça de trazê-lo para sua próxima visita ao consultório do dentista!

Aproveite e conheça o nosso clareador dental, irá te ajudar nessa tarefa.