Clareador Dental: Tudo sobre mau hálito crônico

Você sabia que o mau hálito crônico pode diminuir a qualidade geral da sua vida? Também conhecida como halitose, o mau hálito crônico pode ser um pesadelo. Pode ser embaraçoso e, na maioria dos casos, impede que o indivíduo desfrute de uma risada calorosa. Para algumas pessoas, também pode ser motivo de ansiedade social!

Não é à toa que é tão comum encontrar prateleiras após prateleiras cheias de enxaguantes bucais e outros produtos de higiene bucal em quase todos os supermercados! No entanto, é importante entender que, embora o uso desses produtos para combater o mau hálito seja uma maneira, definitivamente não é uma solução permanente. Se você tiver mau hálito, pode ter notado que, independentemente de quais produtos você usa, ele sempre volta. Pode ser muito frustrante e até desanimador.

A razão por trás do mau hálito recorrente, apesar do uso de produtos de higiene bucal, é que a maioria desses produtos não foi projetada para combater a causa raiz do mau hálito. Se você quiser se livrar dele para sempre, primeiro precisa descobrir o que está causando isso em primeiro lugar. Embora a melhor abordagem seja marcar uma consulta com seu dentista para ajudá-lo a curar o mau hálito, nunca é demais ter um pouco de conhecimento em suas mãos. Vamos dar uma olhada em algumas das causas mais comuns de mau hálito.

Causas do mau hálito

Segundo uma pesquisa, cerca de 50 milhões sofrem de mau hálito somente nos EUA. Isso pode ser causado por várias coisas. Estudos sugerem que 5% a 10% dos casos de mau hálito decorrem de doenças não dentárias. Em outras palavras, o mau hálito pode ser um sinal de alerta de alguma doença subjacente e potencialmente perigosa. Isso torna ainda mais importante descobrir a causa raiz da halitose crônica e trabalhar para eliminá-la.

Comida

Toda vez que você desfruta de uma refeição de dar água na boca, as partículas de comida ficam na boca por um longo tempo. Essas partículas não apenas causam mau cheiro, mas também estimulam o crescimento de bactérias na boca. Você pode se surpreender ao descobrir que cerca de 90% do mau hálito vem das partículas de alimentos quebradas, especialmente proteínas, na boca.

No entanto, essa não é a única maneira pela qual os alimentos que você consome afetam sua respiração. O tipo de comida que você come também pode fazer a diferença. É importante perceber que certos alimentos como alho, cebola e especiarias também podem ser os culpados. Uma vez digeridos, os compostos presentes nesses alimentos entram na corrente sanguínea e são transportados para os pulmões. Isso pode afetar o odor da sua respiração.

Má higiene dental

Este é óbvio! Se você não estiver interessado em manter os dentes limpos e não usar fio dental regularmente, é altamente provável que ocorra a formação de placas. Pense na placa como o filme pegajoso de bactérias que pode se desenvolver ao redor dos dentes devido à falta de higiene dental e é uma das maiores causas do mau hálito. Também pode irritar as gengivas e danificar os dentes.

Deixar de limpar a língua é outro mau hábito de higiene que pode causar o mau cheiro. Isso acontece porque sua língua também pode prender bactérias indutoras de odor. Da mesma forma, as próteses sujas também servem como um centro para essas bactérias.

Xerostomia

Você sabia que a boca seca é o que causa o “hálito matinal”? Bem, a razão é que a saliva ajuda a se livrar das bactérias da boca. Isso significa que, se sua boca estiver estranhamente seca, é provável que você sinta mau hálito. Xerostomia é uma condição que reduz a produção de saliva na boca e, por sua vez, causa mau hálito. Xerostomia pode ocorrer por vários motivos. Se você acha que esse é o problema, é aconselhável consultar um dentista.

Tabagismo

Embora os produtos de tabaco tenham seu próprio odor distinto, eles podem contribuir para o mau hálito de várias maneiras. Por exemplo, o uso frequente desses produtos pode causar doenças gengivais que podem levar ao mau hálito.

Questões de saúde não dentárias
Como discutido anteriormente, é inteiramente possível que a causa raiz do mau hálito crônico não esteja relacionada a problemas dentários ou orais. Em outras palavras, quaisquer doenças físicas podem contribuir para o mau hálito. Aqui está uma lista de alguns problemas de saúde não dentários que podem resultar em halitose.

• Inflamação do nariz
  • Seio
  • Amigdalite ou pedras da amígdala
  • Distúrbios metabólicos
  • Doenças respiratórias
  • Doença do refluxo gastroesofágico
  • Tipos particulares de câncer

Medicamento

Observe que certos medicamentos podem incentivar o mau hálito. Geralmente, os medicamentos usados ​​para tratar as seguintes condições são os culpados comuns.

• Depressão
  • Ansiedade
  • Congestão nasal
  • Mal de Parkinson
  • Alergias
  • Epilepsia
  • Acne

Como prevenir o mau hálito

Se você está se perguntando como pode se livrar ou prevenir o mau hálito, aqui estão algumas dicas que você pode seguir:

Certifique-se de praticar uma higiene dental adequada. Escove os dentes regularmente, para não esquecer de usar fio dental.
Fique hidratado. Tente manter a boca úmida o tempo todo. Além disso, evite bebidas, como café, que podem causar ressecamento da boca.
Não se esqueça de limpar sua língua! Para melhores resultados, use um raspador de língua.
Conheça o nosso clareador dental, ele irá te ajudar nessa tarefa.